top of page

ASPECTOS SOCIOLÓGICOS

> O Ser Humano e a Tecnologia tendem a tornar-se um só, mas esta ideia ainda assusta muita gente.

 

> Diz-se que a Augmented Reality vai para além de uma tecnologia, constituindo um atalho, e quer seja a interagir com dados digitais através de um par de óculos ou com o auxilio de lentes de contacto, a natureza de algo assim muda por completo o comportamento humano.

 

> Afinal, quem não gostaria de ter ambas as mãos livres na hora de verificar os emails ao pequeno almoço, não se arriscando a entornar o café matinal?

 

Vint Cerf, um dos pais da internet, disse outrora que “A tecnologia que utilizamos traz consequências que ninguém pode prever. Caminhamos para uma época em que nunca tivemos oportunidade de nos encontrar.”

 

> Imagine-se um futuro em que num restaurante existiria um marcador visual por cima da cabeça de todos os clientes designado as suas intolerâncias e alergias. A carta disponibilizada a cada um divergiria certamente.

 

> Ou imagine-se o caso de um encontro romântico, podendo ter a possibilidade de obter diversas leituras acerca da pessoa à nossa frente. Talvez tudo se tornasse mais acessível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

> O impacto que uma tecnologia deste género pode ter na vida dos utilizadores, hoje e no futuro, não tem precedentes.

 

> Dados tornam-se públicos com bastante mais frequência e a insensibilidade mostrada por criadores e utilizadores cresce gradualmente.

 

> Hoje em dia não se sabe bem que barreiras morais e sociais se devem desenhar ao utilizar este tipo de tecnologia e questões éticas vêm ao de cima regularmente.

> Tome-se o exemplo do Pokémon GO.

> Uma questão pertinente que criou bastante discussão quando este jogo surgiu, centrava-se na possibilidade de a experiência originada pela AR poder colocar em causa a integridade física do utilizador.

> Neste exemplo específico, foram diversos os casos de acidentes, obrigando mesmo a Niantic a colocar um pré-aviso enquanto o jogo carregava.

> Em geral, a AR está a ser utilizada pelas empresas com o intuito de facilitar a vida dos seus clientes. Mas a par da facilidade criada na vida do cidadão comum, também outras coisas de muito erradas podem ser facilitadas com esta evolução, como é o caso dos crimes.

> Pode-se notar que a nossa capacidade de fazer descobertas importantes por acaso, ou seja, a nossa serendipidade, se está a perder com a evolução da Tecnologia e se a AR vier para ficar como se prevê, o conceito de visão em túnel tornar-se-á bastante mais literal.

bottom of page