top of page

QUAL A DIFERENÇA? 

> É bastante importante ter a noção de que o utilizador nunca imerge numa realidade unicamente virtual quando dispõe da Augmented Reality, ou seja, a parte virtual apenas constitui um suplemento dado ao Mundo Real.

> Este website tem como foco a AR, mas é importantíssimo entender as suas diferenças face à sua tecnologia "irmã", a Realidade Virtual (Virtual Reality, VR).

> Quando se fala em VR, a característica fundamental a apontar é a imersão numa realidade digital gerada por computador ou multimédia imersiva.

> Basicamente, a VR simula a presença física do utilizador num Mundo Virtual imaginário ou mesmo em locais do Mundo Real, permitindo a interacção nesse mesmo Mundo.

> Existe também outro conceito popular e digno de referência e comparação: a Mixed Reality (MR).

 

> Este tipo de tecnologia é referido por vezes como uma realidade híbrida, permitindo a fusão entre o “real” e o “virtual”.

> A MR possibilita a criação de novos ambientes onde os objectos físicos e digitais interagem em tempo real.

> São exemplo desta técnica as personagens virtuais introduzidas num live video stream.

> Ainda assim, nos dias de hoje, os dois termos MR e AR são vistos com bastante mais frequência como semelhantes, em vez de distintos, sendo que a AR se encontra na linha da frente nesta disputa, fazendo com que a denominação de MR seja cada vez mais desprezada.

> O seguinte vídeo é um bom exemplo de distinção dos três conceitos, apesar da sempre assumida igualdade entre a AR e a MR.

bottom of page