top of page

PERSPECTIVAS FUTURAS

> Se se comparasse a Augmented Reality a um Ser Humano, talvez se pudesse dizer que esta ainda está numa fase inicial da sua adolescência: algo recente (nova) e com bastantes problemas e questões por resolver.

 

> Basicamente a parte promissora e aliciante de todo este processo ainda está para vir, encontrando-se guardado no futuro todo aquele sonho criado na sala de cinema.

> Um dos primeiros passos evolutivos será tornar a wearable technology em algo convencional.

 

> Isto será certamente uma das principais tendências do futuro, projectando-se até, que em 2018 o seu mercado valerá cerca de $8.36 biliões.

 

> Ainda assim, segundo a previsão de Mark Zuckerber, este futuro ainda está a uma década de distância.

 

> Os usuais óculos darão origem a displays ópticos e a HMDs de vídeo (Fig.19) e posteriormente estes darão origem a lentes de contacto, capazes de utilizar a AR. Depois, quem sabe o que virá…

> A Magic Leap, recentemente adquirida pela Google, constitui uma das maiores promessas nesta área, e através da sua tecnologia inovadora e de parcerias com nomes como a Star Wars e a Twilio, não tardará a passar de uma empresa que faz, como que por magia, aparecer baleias nos locais mais remotos para uma autentica explosão no sector. 

> Veja o que já têm projectado. É fantástico!

> A Apple segurou recentemente grandes nomes da investigação na AR com o objectivo de criar uma grande equipa, virada unicamente para esta área.

 

> Pensa-se que já terá desenvolvido uma série de protótipos, mas nada disto ainda foi comentado pela empresa.

 

> Por certo, quando a sua altura chegar, todos irão tomar conhecimento.

> Empresas como a HTC, a Microsoft, a Samsung e a Sony também darão o seu contributo neste desenvolvimento vindouro.

 

> Muitíssimo dinheiro estará envolvido neste tipo de tecnologia perspectivando-se valores astronómicos a nível de investimento e de vendas.

> O investimento em áreas como a educação, a área militar, a engenharia, o entretenimento e o gaming vão contribuir em grande parte para o crescimento gradual da AR.

> O que se perspectiva como maior desafio no futuro será a conquista das massas consumidoras.

 

> O conteúdo valioso e difícil de encontrar aliado a conteúdo móvel, podendo estes ainda ser alimentados por interoperabilidade, vão ser grande contribuintes no alcance do complicado objectivo.

> Ainda assim, enquanto os dispositivos se tornam mais rápidos e os consumidores se sensibilizam cada vez mais acerca dos usos deste género de tecnologia, é uma questão de tempo até que a Augmented Reality de ontem se torne na Internet de hoje.

bottom of page